sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tecnologia na sala de aula

No decorrer deste ano, várias atividades foram propostas para os alunos do 3º ano. O objetivo foi aliar os conteúdos com a tecnologia disponível no colégio, como forma de motivar as crianças e tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas. Utilizamos o Power Point, Internet, Word e alguns softwares.

Destaque

No Power Point foram elaborados slides de diferentes ambientes (deserto, regiões polares, florestas e ambiente marinho) para que os alunos compreendessem que o clima influencia nos tipos de vegetação de uma região e que a diversidade de animais também varia de acordo com o ambiente. Através desse mesmo recurso as crianças conheceram a história de São Marcelino Champagnat.

domingo, 13 de setembro de 2009

Tecnologia Educacional



Importante salientar que as mudanças tecnológicas acarretam mudançs culturais que , por sua vez, geram mudanças na estrutura social. Se hoje vivemos na civilização da imagem, da informática e do hipertexto, há uma nova forma de ser, de pensar, de perceber e de viver nesta sociedade de forma coerente com os valores éticos, políticos e estéticos. os valores estéticos fundamentam a educação que estimula a sensibilidade, a criatividade, a afetividade, a convivência com o imprevisível, o respeito à diversidade. (FERRÉS, 1996)


Reformular a forma de ensinar para acompanhar as mudanças que estão acontecendo na sociedade é preocupação tanto da escola como dos professores. Com isso, é necessário uma nova postura, bem como fornecer ferramentas e ambientes condizentes com esta nova realidade.

As novas tecnologias são fundamentais no processo educativo e se torna parte integrante desta nova perspectiva, por incrementar as propostas pedagógicas e, principalmente, tornar o ambiente atraente.

Para atender essas novas exigências, o colégio disponibiliza de várias ferramentas tecnológicas: softwares educacionais, multimídia, Internet, entre outras. Essas ferramentas são utilizadas como recursos pedagógicos e também para a capacitação dos profissionais. Portanto, cabe lembrar que educação e tecnologia devem sempre caminhar juntas para a construção do conhecimento.